Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O VERBO SE FEZ CARNE



No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS.
Ele estava no princípio com DEUS. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.



O apostolo João começa o seu evangellho denominando Jesus de VERBO. Mediante este título de Cristo. João  o apresenta como a Palavra de DEUS personificada e declara que nestes últimos dias DEUS nos falou através do seu filho. Havendo DEUS antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo FILHO, (Hebreus 1:1  )

As escrituras declaram que JESUS CRISTO é a sabedoria multiforme de DEUS. Mas vós sois dele, em JESUS CRISTO, o qual para nós foi feito por DEUS sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;      (1 Coríntios 1:30).
 
 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em CRISTO JESUS nosso Senhor (Efésios 3:10-11); Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de DEUS e PAI, e de CRISTO, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Colossenses 2:2-3), e a perfeita revelação da natureza e da pessoa de DEUS.
 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.(João 1:3-5) Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós (João 14:18)  Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Colossenses 2:9).
Assim como as palavras de um homem revelam o seu coração e mente, assim também CRISTO, como “o Verbo”, revela o coração e a mente de DEUS. O apóstulo João nos apresenta três características principais de JESUS CRISTO como “o Verbo.”
1º – O relacionamento entre o Verbo e o Pai.
(1) CRISTO preexistia com DEUS antes da criação do mundo O qual é imagem do DEUS invisível, o primogênito de toda a criação;     Porque foi do agrado do PAI que toda a plenitude nele habitasse (Colossenses 1:1519 ). ELE era uma pessoa existente desde a eternidade, distinto de DEUS PAI, mas em eterna comunhão com ELE (o PAI).
(2) CRISTO ja era Divino (e o Verbo era DEUS), e tinha a mesma natureza do PAI. (Colossenses 2:9).
2º - O relacionamento entre o Verbo e o mundo; foi por intermédio de CRISTO que DEUS PAI criou o mundo e o sustenta. Todas as coisas foram feitas por ELE, e sem ELE nada do que foi feito se fez. (João 1:3 ) E ELE é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ELE. (Colossenses 1:17)  A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1:2)  Todavia para nós há um só DEUS, o PAI, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, JESUS CRISTO, pelo qual são todas as coisas, e nós por ELE. (1 Coríntios 8:6 )
3º -  O relacionamento entre o Verbo e a humanidade. “E o Verbo se fez Carne”  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do PAI, cheio de graça e de verdade. (João 1:14). Em JESUS, DEUS tornou-se um ser humano com a mesma natureza do homem, mas sem pecado. Este é o postulado básico da encarnação: CRISTO deixou o Céu e experimentou a condição da vida e do ambiente humano ao entrar no mundo pela porta do nascimento humano.
CRISTO não foi criado; ELE é eterno, e sempre esteve em comunhão amorosa com o PAI e com o ESPÍRITO SANTO.
CRISTO é a personificação da genuina e verdadeira vida. Disse-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao PAI, senão por mim.  (João14:6)          E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único DEUS verdadeiro, e a JESUS CRISTO, a quem enviaste. (João 17:3).
Sua vida era a luz para todos, a verdade de DEUS, sua natureza, propósito e poder tornam-se disponíveis a todos por meio Dele.
Falou-lhes, pois, JESUS outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12 ) Disse-lhes, pois, JESUS: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz.  Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. (João 12:35-36,46).  
A  luz de CRISTO brilha em um mundo mau e pecaminoso controlado po Satanás. A maior parte do mundo não aceita sua vida, nem sua luz. As trevas não a compreenderam; mesmo assim não prevaleceram contra ELA a luz "JESUS CRISTO"
 

Nenhum comentário: